Primeiramente para se ter uma visualização das cores o mais próximo possível de uma impressão CMYK, ajuste no Corel ™Draw o gerenciador de Cores.

Acesse o Gerenciador de Cores pela barra de menu, ferramentas>Gerenciamento de Cores.

Para não correr riscos ao aplicar cores, verifique se a paleta de cores utilizada pelo CorelDraw! é a "Paleta de CMYK padrão", através do menu exibir>Paleta de cores>Paleta CMYK padrão.

Lembramos que é sempre importante ter monitor calibrado. Aconselhamos fazer em seu birô de confiança uma impressão digital contendo todas as paletas de cores com uma imagem que tenha variadas cores, de posse da mesma, ajuste o monitor.

 

IMPORTANTE:

Personalizando seu Corel Draw! o risco de variação de cores ficarão entre 10%.

______________________________________________________

 

Em nosso processo de impressão gráfica utilizamos apenas tintas (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto), ou seja, não é possível a utilização de cores Pantone® nem a utilização de tintas especiais, como prata, dourado ou luminescente.

Antes de enviar seus arquivos certifique-se que:

 

1) Se existem cores PANTONE®. converta-as para CMYK. IMPORTANTE:

Na conversão para CMYK existem cores PANTONE® que mudam de forma drástica.

 

2) Imagens bitmap

Verifique se existem bitmaps em RGB ou outra cor diferente. CMYK e tons de cinza que são as únicas formas aceitáveis. Imagens recortadas às vezes "quebram" no fechamento. Se fo o caso, converta a mesma com o fundo da arte.

 

3) Efeitos

Sombras, transparências e Power Clips preferencialmente devem ser convertidas para CMYK.

 

4) Degradês

Converta para CMYK todos os degradês da arte. Lembramos que o efeito tem variação de tonalidade.

 

5) Preenchimentos e Contornos

Verifique se existem preenchimentos e contornos diferentes de CMYK, caso possua, substitua-os.

 

6) Tons de Cinza

Evite construir a arte com menos de 10% de tom de cinza. Artes pretas chapadas com cinza costumam manchar.

 

7) Fundo Preto

Para fundo preto, recomendamos calçar o ciano com 40% como na fórmula: C:40% M:0% Y:0% K:100% ou o fundo ficará acinzentado. Utilize esta fórmula apenas para chapados e fundos. NUNCA utilizem a fórmula (C:100% M:100% Y:100% K:100%) para fundos pretos ou chapados, pois causa transferência de tinta da frente para o verso do papel, dificulta a secagem, além de propiciarem falhas de registro das cores em textos vazados.

 

8) Textos:

Texto em preto deve ter obrigatoriamente ser C:0% M:0% Y:0% K:100%, evite colocar outra cor no preto, pois o mesmo pode ter problemas de registro. Evite utilizar em suas composições cores com menos de 40% de variação entre seus componentes.

IMPORTANTE:

A resolução da conversão para CMYK deverá ser de no mínimo 300 DPIs. Abaixo deste valor a imagem já fica comprometida no resultado final